sexta-feira, 27 de abril de 2012

GÊNEROS TEXTUAIS


Piadas, anúncios, poemas, romances, carta de leitor, notícia, biografia, requerimento, editorial, palestra, receita... São muitos os gêneros de texto que circulam por aí. São as situações que definem qual utilizar.

O que podemos fazer quando queremos:
·  saber como chegar a um endereço desconhecido por nós? Consultar o "guia de ruas" da nossa cidade, ou perguntar a alguém que conhece o trajeto...
·  escolher um filme para ir assistir no cinema? Pesquisar no jornal ou pedir opinião a um amigo...
·  conversar com parentes que estão longe? Telefonar, mandar carta ou e-mail...
·  criar um clima de descontração com amigos? Contar piadas, conversar...
·  distrair uma criança? ler um conto de fadas, brincar de adivinhações...Em todas as situações acima, usamos diferentes gêneros de texto(a definição de texto, aliás, é um enunciado verbal que faz sentido para alguém em determinada situação). Situações diversas, finalidades diversas, diferentes gêneros. Não importa qual o gênero, todo texto pode ser analisado sob três características:
·  o assunto: o que pode ser dito através daquele gênero;
·  o estilo: as palavras, expressões, frases selecionadas e o modo de organizá-las;
·  o formato: a estrutura em que cada agrupamento textual é apresentado.
Identificar o Gênero Textual é um dos primeiros passos para uma competente leitura de texto.Pense numa situação bem corriqueira: Um colega se aproxima e começa a contar algo, que em determinado momento, passa a soar esquisito, até que um dos ouvintes indaga "É piada ou você está falando sério?" Observe que o interlocutor quer confirmar o gênero textual, uma vez que, dependendo do gênero, temos um ou outro entendimento.
Fonte: Alfredina Nery - UOL Educação
           Nicola e Terra "Português"
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário