sexta-feira, 13 de abril de 2012

MEU PAI, MEU EXEMPLO



Eu sou Cleci. Adoro ler por todos os motivos que já foram citados neste blog........
Como iniciei minha aventura?

Ainda era muito pequena quando comecei a gostar da leitura. Não via a hora de ir à escola para aprender a ler, a escrever, a falar e a expressar-me bem, como sempre ouvi de meu pai. Ele dizia que a educação é o único Bem não falível, que era a melhor fortuna que um pai poderia deixar para um filho. Fui alfabetizada em casa por ele e por meus irmãos que eram praticamente obrigados a me ensinar o que haviam aprendido. Do contrário não os deixava estudarem em paz. Então, quando fui para a escola achava um tédio as primeiras lições, pois o que eu já sabia era muito mais do que me era oferecido. Já sabia decodificar bem, escrever bem (para a minha idade) e ler quase bem. Meu pai foi meu grande incentivador, pois lia constantemente algo interessante para nós. Qualquer coisa que ele lesse, da forma como lia e comentava se tornava interessante.
Depois disso, lembro-me bem do professor Erno, de Língua Portuguesa. Com ele, eu e toda a classe viajamos através da literatura por lugares nunca dantes explorados.  O tempo passou, mas o gosto pela leitura, não. Ainda me vejo devorando “Um lugar ao sol”, de Érico Veríssimo. Aprendi a gostar de José de Alencar,  Joaquim M. de Macedo, Machado de Assis, Eça de Queiroz e outras maravilhas da literatura.
Quanto à escrita ainda estou aprendendo. Escrevo e reescrevo várias vezes e nunca gosto, nunca estou satisfeita. Sei que sempre preciso melhorar. 

Imagem: Google 

2 comentários: