segunda-feira, 14 de maio de 2012

Contemporaneidade nas leituras e escritas

O título Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade chamou minha atenção, primeiro por ser professor e ter como foco central a leitura e a escrita, sendo a leitura o contato e a escrita a produção. Segundo por conter o conceito de contemporaneidade, que direciona o curso para práticas atualizadas e inseridas em seu tempo.

Por ser professor de filosofia, busco a interpretação dos textos escapando da literalidade e colocando-o em relação com os conhecimentos que já possuo. Segundo o filósofo francês Gilles Deleuse, ao ler um texto, me aproprio do conhecimento do autor e, completando este filósofo-autor, arrisco dizer que o codificamos e transformamos em constituinte do 'eu' leitor. O curso e o ambiente virtual proporcionaram e facilitaram esta interação intelectual, tanto com a tutora, quanto com as colegas de grupo. Vale resaltar que desde o início, pude ampliar práticas de leitura e escrita em contexto digital, que facilita e insere a escola nos veículos mais utilizados pela sociedade.

O fechamento do curso propiciou uma análise crítica e cuidadosa das práticas pedagógicas em nossas escolas e uma possível mudança de postura, contribuindo para o desenvolvimento da leitura e da escrita e, o mais importante, transformando-as em algo prazeroso e indispensável à cidadania.

Um comentário:

  1. Você demonstrou que, além de tudo, é um leitor competente! heheheheh não apenas decodifica as frases, mas lê as linhas, as entrelinhas e além das linhas!!!!! abs
    vera

    ResponderExcluir