terça-feira, 15 de maio de 2012


“Gostinho de quero mais"


“Gostinho de quero mais",


Após assistirmos a um bom filme e lermos um livro nos modificamos, permitindo que outras vozes comecem a se manifestar dentro de nós. O Curso “Práticas de Leitura e Escrita|” possibilitou não só o surgimento de diferentes vozes, mas o reencontro de muitas que adormecidas foram despertadas.
Despertou-se a vontade de interação com o grupo de educadores com ideais comuns. Houve, então, nesse momento, a mistura dessas vozes. Como foi rico e carregado de esperanças esse momento!
Outro ponto primordial foi o nosso encontro reflexivo e atento com teorias e práticas de letramento, diversidade de gêneros, o aprendizado de novas terminologias, luz às reflexões tão importantes e necessárias a nós professores e o contato direto com a tecnologia amiga e necessária, estabelecendo-se uma relação de parceria com a mesma.
Também não posso deixar de ressaltar o desenvolvimento de nossa competência escritora, prática um tanto esquecida por nós, pois quando estávamos nos cursos de licenciatura ou outros escrevíamos muito mais que hoje, quer fosse por obrigação ou prazer. O Curso “Práticas de Leitura e Escrita” despertou novamente em mim a vontade de manifestar minhas idéias, expressando-as através da escrita.
Percebi o reflexo positivo do Curso nas HTPCs envolvendo educadores de todos os segmentos e áreas, maior aplicabilidade de diversidade de tipologias textuais nas salas de aula, utilização da tecnologia, (salas do acessa nas escolas) para um desenvolvimento profícuo e rico em relação ao desenvolvimento da leitura e escrita.
Vi nesse tempo de curso vários blogs sendo criados nas Escolas e a união do corpo docente empenhado em realizar as atividades do curso. As conversas sobre as atividades e reflexões eram constantes. Descobri professores de Matemática, leitores vorazes de Literatura, professores de Filosofia tentando criar um elo de ligação entre a competência leitora e algumas teorias de filósofos, principalmente os da Linguagem como Bakhtin e Saussure.
Além de tudo isso, sempre realizei as atividades com imenso prazer, foi um curso que muito ensinou e que deixou em mim o desejo de quero mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário